segunda-feira, 28 de agosto de 2017

The Dawn of the First Day

  E para a primeira aula do Laboratório de criatividade  tivemos como tarefa a criação de uma logo após a realização de um testezinho de criatividade que consistia em fazer um desenho em pouco tempo com base em um círculo numa folha de papel (que por sinal já tínhamos feito uma vez em comunicação visual, só que lá eram vários círculos). O resultado desse teste e o processo de criação dessa logo, veremos depois do corte.





  Primeiramente o teste de criatividade, no qual eu fiz um Robôzinho tipo Zord ou Bakugan, fica a escolha de quem ver. no caso o desenho no canto foi feito depois pra demonstrar que isso seria um robô que muda de forma (inspirado nos brinquedos "Shrine Warriors" que vi uma vez).

  Dito isso, a criação da logo, na qual primeiramente dizíamos indiretamente quem a gente é através de umas perguntas:
Quais suas qualidades como Design
Quais seus defeitos
Cor preferida
Designers favoritos
Designs que mais gosta
O que você quer fazer como design

  Essas perguntas podem parecer difíceis de se pensar sobre, e realmente são.
Mas já que se trata de perguntas sobre si, então me veio a mente que pra esse tipo de coisa, "Se você pensar, está errado", pois veja bem, se uma resposta lhe veio "à ponta da língua" então é exatamente essa a resposta, qualquer pensamento seguinte, serviria só pra negociar uma enganação.
De qualquer modo, não sou uma pessoa muito no mundo do Design, então no fim das contas tive que negociar comigo mesmo sobre quem eram os designs favoritos, no caso Junichi Masuda que faz os sons de Pokémon, Nobuo Uemada Uematsu que fez a trilha de Chrono Trigger e o Lendário Design de jogos Shigeru Miyamoto da Nintendo.
Note que nenhum é diretamente designer gráfico.

  Depois dessas coisas serem definidas, temos que fazer uma logo que possa passar essas coisas.
Como eu coloquei "Perfeccionista", "Habilidade com números" e "Design Simples", nada melhor que fazer algo bem geométrico, um círculo com um quadrado perfeitamente circunscrito nele pareceu-me um bom ponto de início e lembrando aquela famosa imagem do Da Vinci.
  Essa "flor" que pode ser vista, nada mais é do que linhas-guia pra pegar os quatro pontos que criam duas linhas passando pelo centro do círculo perpendicularmente. Para fazer isso, improvisei um compasso com uma corda e dois lápis. Pensei em deixar na logo, mas estavam desalinhadas com o que eu gostaria que ficassem e depois percebi que complicariam demais as coisas.

Transferi o que eu queria da logo para outra página. Agora para simbolizar os jogos e os Designers escolhidos, simplesmente coloquei ao centro botões de controle que lembram algo relacionado a Nintendo. Não posso negar uma inspiração em uma série que eu acompanho que estava prestes a acabar, Kamen Rider Ex-Aid.
   Pode-se ver também que eu coloquei na folha o que eu usava como logo, que é a superposição de dois 'A' estilizados que formam as iniciais do meu nome, ACM.



  E as aplicações escolhidas foram essas:
  • Para cartas/envelope eu fiz um Sinete, que selaria os envelopes com cera azul, não só porque eu acho interessante, como eu lembrei de quando minha prima mandou fazer um novo visual pra empresa dela, uma das aplicações pra logo que vinham era um Sinete.
  • Para as páginas, fiz o clássico logo no canto superior esquerdo junto ao menu e visualizações da página em Desktop e Mobile, nas duas orientações do Mobile.
  • Para o Cartão de visita, usei uma parte da logo cobrindo metade do cartão, deixando a outra metade pras informações.
  • Para os papeis timbrados, apenas uma parte da logo como marca d'água no canto superior esquerdo.



,

Quanto a ideias descartadas, não houveram pois me dediquei a fazer essa logo desde o início e gostei de como ela foi ficando. Bem simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar, eu não mordo... Pelo menos não através da internet